O reaparecimento dos manipulados nas farmácias de oficina e a continuidade dos mesmos na farmácia hospitalar é uma realidade dos nossos dias, que resulta da necessidade de medicamentos individualizados, dirigidos a grupos especiais e reflecte uma mais-valia dos serviços prestados pelos farmacêuticos.
O medicamento manipulado representa uma área de intervenção do farmacêutico de oficina, que permite responder às necessidades específicas de doentes individuais, para os quais não existe uma resposta adequada da indústria.
A preparação de medicamentos manipulados constitui um processo complexo, o único no qual a Farmácia assume a responsabilidade em todos os passos, ao longo de todo o circuito do medicamento manipulado, desde a aquisição de matérias-primas até à dispensa informada do medicamento.
Tendo como missão a valorização científica e económica dos nossos clientes, o LEF disponibiliza às Farmácias um serviço de apoio técnico-científico, o Centro de Informação de Medicamentos de Preparação Individualizada (CIMPI).
Centro de Informação de Medicamentos de Preparação Individualizada (CIMPI)
- Apoio técnico e científico focado na preparação de medicamentos manipulados:
- Legislação:
- Comparticipação;
- Cálculo PVP;
- Substâncias permitidas e proibidas;
- Etc.
- Fórmula galénica:
- Avaliação de fórmulas magistrais;
- Cedência de informação acerca de fórmulas oficinais;
- Desenvolvimento ou proposta de melhoria da fórmula galénica;
- Apoio técnico e científico na caracterização e selecção de matérias-primas (avaliação de boletins de análise, características físico-químicas, etc.)
- Contactos de fornecedores de materiais e serviços:
- Matérias-primas;
- Equipamento/ Material de Laboratório;
- Eliminação de resíduos;
- Apoio na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade para as Farmácias:
- Organização laboratorial;
- Exigências legais;
- Controlo ambiental;
- Etc.
- Apoio quanto ao Formulário Galénico Português.
As solicitações podem ser colocadas via correio electrónico (cimpi@anf.pt) ou telefone (213 400 600).
O LEF colabora ainda com a
Escola de Pós-Graduação em Saúde e Gestão, nas várias edições de cursos de formação avançada em medicamentos manipulados, dirigidos a farmacêuticos e técnicos auxiliares de farmácia.